segunda-feira, 27 de junho de 2022

TRABALHO DE BASE E AGITAÇÃO E PROPAGANDA



 Thales Emmanuel, militante da Organização Popular – OPA.

 

“Agitação e propaganda” é um termo utilizado por organizações para designar o trabalho de transmissão de ideias e mensagens políticas. Um discurso na fila de um banco, um cartaz “Fora Bolsonaro!” colado num poste, um panfleto entregue nos corredores de um mercado, uma reunião de formação com a juventude em uma escola, são alguns exemplos.

A diferença da agitprop pura e simples para o Trabalho de Base é que, no primeiro caso, o povo mais recebe; no segundo, o povo é provocado a construir junto.

Pouco antes da pandemia do novo coronavírus, iniciamos um trabalho de agitação e propaganda com o jornal O Poder Popular nas ruas de Crateús-CE. A venda por R$ 1,00 nos era necessária para a reprodução de mais exemplares, mas seu significado principal tinha teor pedagógico. Todo mundo possui um real para dar num jornal que desperte seu interesse. O pagamento representa uma espécie de compromisso mínimo com a leitura. Quando havia curiosidade de sobra e dinheiro de nada, entregávamos o material gratuitamente.

Como militantes, entendemos o jornal como um mote, um instrumento para chegarmos até os caminhantes. Por esse motivo, ainda que de forma mais ou menos ligeira, buscávamos uma abordagem conversada, onde explicávamos a origem e importância do impresso, as principais matérias e escutávamos o que tinham a dizer; enfim, quando possível, realizávamos pequenas reuniões de formação à cada aproximação. O jornal serviria de aprofundamento, mas as ideias fundamentais já apresentávamos na conversa. Sem contar que, além de educar as oiças, o processo de escuta nos proporciona uma boa noção de como anda o pensamento do povo a respeito de determinados assuntos e suas correspondentes expectativas.

Até aí se tratava de um trabalho exclusivamente de agitprop. A coisa começou a se abrir para a possibilidade de um Trabalho de Base no instante em que a feirante perguntou: “Quando aparecem aqui novamente?”; o balconista da loja de xérox advertiu: “De mês em mês? Olha o compromisso! Não sumam, em!”; e o mototaxista indagou: “Como fazemos para vocês participarem de uma reunião com nossa categoria?” O Trabalho de Base se inicia quando a interação ocorre entre sujeitos ativos, com continuidade e agendas construídas em conjunto. É o que começava a desabrochar a partir da agitprop.

        Em resumo: a transmissão de ideias e mensagens políticas integra o Trabalho de Base, mas nem toda agitprop é Trabalho de Base. O fundamental, no entanto, é construir vínculos. 

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